Berço de saberes, o Cariri, que ano a ano acolhe a diversidade cultural de todo o País, em 2012 está tendo sua regionalidade destacada na programação da Mostra Sesc Cariri de Cultura. Mais de 60 grupos de tradição popular foram convidados a participar da 14ª edição da Mostra.
Um dos momentos de valorização da cultura cearense aconteceu na tarde deste sábado (10), com homenagem à Mestra Margarida, que por muitas décadas passou seus ensinamentos da tradição aos integrantes de seu grupo.
“A tradição é o conjunto de elementos da sociedade que se renova sempre e o suporte para a construção da identidade de cada indivíduo”, explica o gerente de Cultura do Sesc-CE, Paulo Leitão, que destaca: “O Cariri assume uma dimensão de síntese do Nordeste brasileiro. É a capital nacional de encontro da cultura”. Para o gerente “tradição é o respeito ao passado que dialoga com o presente e aponta para o futuro”.
Moestra Margarida / Por: Jr. Panela
Ícone da cultura local, Mestra Margarida foi homenageada no espaço cultural do Sesc Juazeiro do Norte, batizado com seu nome. O incentivo às manifestações populares transmitidas pela oralidade, como os Reisados, Cocos do litoral e do sertão, a herança indígena e Cantos de Sagração estão presentes em toda a programação da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas.
Por Graciele Garcia