Tradição Popular contagia Praça da Sé

Maneiro Pau de Mestre Cirilo / Por: Jr. Panela
A Praça da Sé, no Crato, recebeu no início da noite de sábado, 10, a diversidade da tradição popular da cidade. A apresentação começou tímida com a Lapinha Menino Deus da Mestra Zuleica. Aos poucos curiosos foram se aglomerando ao redor dos brincantes, atentos a cada movimento e cantoria.



Em seguida, o Maneiro Pau de Mestre Cirilo roubou a cena. Com rimas engraçadas e um ritmo contagiante, a performance chamou atenção. Várias pessoas registravam cada detalhe com máquinas fotográficas e celulares.

Luiza Calixto, de Farias Brito, foi para um casamento na Igreja da Sé e não resistiu, teve que conferir o que estava acontecendo na praça. “A nossa cultura tem que continuar. É uma coisa linda e tem que ser passada para as crianças. É uma coisa tão maravilhosa que dá vontade de entrar no meio”.

Mestre Cirilo está com o grupo de brincantes há 20 anos. Disse que a inspiração vem de berço, é uma tradição dada por Deus. Sobre a apresentação na praça, que foi uma inovação nesta edição da Mostra Cariri, Cirilo disse que estranhou bastante, pois sempre se apresentava no terreiro.

Isabel da Silva, do Crato, estava concentrada nos mestres e brincantes. “Já ouvi falar, mas nunca tinha visto. Foi bom a apresentação vir para a praça para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer”.

Reisado de Mestre Chico Barbosa / Por: Jr. Panela
Reisado de Mestre Chico Barbosa / Por: Jr. Panela

Para finalizar, o Reisado de Mestre Chico Barbosa se destacou com suas cores, inúmeros brincantes e coreografias bem elaboradas. “É a primeira vez que nosso grupo se apresenta em praça pública, graças ao Sesc. A gente agradece de coração”, reforçou o Mestre.

Mais quatro grupos de tradição vão se apresentar na Praça da Sé domingo, 11, e segunda-feira, 12, das 18h às 20h.

Por Giselle Norões


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.