Consolidada ao longo de mais de duas décadas como um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil, entre linguagens como artes cênicas, artes visuais, música, literatura, tradição e audiovisual, a Mostra Sesc de Culturas teve a sua primeira edição realizada de 18 a 23 de novembro de 1999, na época com o nome Mostra Sesc Cariri de Teatro. Ao longo dos anos, a iniciativa passou por diversos processos de amadurecimento, sem nunca esquecer o seu propósito inicial de fazer uma conexão entre tradição e contemporaneidade, por meio da vivência e da troca de ideias e experiências entre o público e os artistas.
Se antes a Mostra acontecia apenas no Crato, no decorrer dos anos, ela passou a ser realizada por todos os municípios da região do Cariri. Em 2019, a Mostra ganhou novos territórios, alcançando também a região do Sertão Central, com a primeira edição da Mostra Sesc de Culturas nas cidades de Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Ibaretama. Os municípios foram palco de diversas atrações, com vários atores da cadeia produtiva cultural.
Entretanto, desde a primeira edição, a Mostra Sesc de Culturas primou por uma programação diferenciada e de qualidade. E foi justamente neste momento que o encontro se tornou um laboratório para incremento do Palco Giratório, criado pelo Sesc Nacional, em 1998, com foco na valorização do artista, no debate, na reflexão e no diálogo dentro das artes cênicas. Assim, em 1999, surgiu a “Mostra Sesc Cariri de Teatro”.
O público, então, teve a oportunidade de conferir diversos espetáculos, entre artes cênicas, música e folguedos da cultura de tradição, além de oficinas, palestra e bate-papo, realizados na unidade do Sesc Crato e em diversos outros espaços da cidade. Não demorou muito para que não só os espectadores, mas os artistas, comerciantes, empreendedores e autoridade se entusiasmassem com a programação, antes mesmo de sua realização, e também de toda a movimentação que estava acontecendo na cidade.
Desde então, a Mostra Sesc de Culturas só se fortalece, consolidando-se como palco e seleiro das tradições e da cultura. E como forma de seguir mostrando ao mundo o que a nossa arte tem de melhor, a edição 2020 vem com uma programação 100% made in Ceará, 100% digital, para que todos, em qualquer lugar, conheçam os talentos da terrinha. Aguarde!