Tem performance na praça
Tem performance na praça
Cabeza - I am your father / Foto: Jr. Panela

Cabeza – I am your father / Foto: Jr. Panela

Duas performances mudaram a rotina do tradicional domingo da Praça da Sé, na cidade do Crato. Na noite de ontem (9), as pessoas que circulavam no local se depararam com uma grande massa, no chão da praça, com mais de 50kg de farinha de trigo. Logo, uma roda de curiosos começou a se formar e se questionar sobre o significado daquilo.

A ação fazia parte da performance “Cabeza – I am your father”, do grupo Amor Experimental (SP). O artista Rodrigo Munhoz trava uma luta com a massa estabelecendo relações entre adrenalina, resistência, força, dor, peso e gravidade. O performer também explora o amor em choque com aquilo que se cola, muitas vezes, como indomável.

O público interage durante toda a ação e dá incentivo ao artista. Valéria Carvalho, representante do Grupo de Valorização Negra do Cariri, foi uma das pessoas que expressou sua opinião durante o trabalho. “Pra mim, o artista tá querendo dizer pro povo ter atenção, que nós não somos massa, que não podemos deixar o poder nos tratar como massa”, compartilha Valéria. Por sua vez, a jovem Deusália de Lima, que sonha em ser psicóloga, teve uma percepção diferente da ação. “De início achei estranho, mas depois pensei que era uma forma de descontar a raiva na massa se divertindo”, garante Deusália.

O guardião das boas notícias / Foto: Jr. Panela

O guardião das boas notícias / Foto: Jr. Panela

Do outro lado da praça, um menino azul carrega um teatro mágico na cabeça chamando a atenção do público para conferir as notícias boas. A performance “O guardião das boas notícias”, da Cia. Roupa de Invento (SP), despertou nas pessoas reações de surpresa e alegria. O ator William Gama declamava poemas, cantava trechos de música e distribuía mensagens positivas para crianças e adultos.

Por Carolina Areal

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.