A praça da RFFSA, no Crato, recebeu na noite desta sexta-feira (13) a abertura oficial da 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. Cerca de 15 mil de pessoas prestigiaram a cerimônia que culminou com um show eletrizante da cantora Elba Ramalho.
A solenidade de início da Mostra teve a presença do presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt, da diretora regional do Sesc Ceará, Regina Leitão, da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, do vice-prefeito do Crato, Raimundo Bezerra, do secretário adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana, do secretário de Cultura, Guilherme Sampaio, da secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, dos diretores da Fecomércio e presidentes dos Sindilojas de Juazeiro do Norte e Crato, Chico Alberto e Duda Ribeiro, e do presidente do Centro Cultural Dragão do Mar, Paulo Linhares.
Luiz Gastão saudou a todos os presentes e enalteceu a difusão da cultura, provocada pela programação da Mostra Cariri. “Buscar fazer um evento como esse é dar a oportunidade para que todos tenham acesso à cultura, entendendo que, com isso, estaremos desenvolvendo a educação, a economia e, principalmente, o ser humano”, declarou.
A primeira-dama, em seu discurso, agradeceu também ao Sesc e aos que compareceram à abertura. “Fico bastante feliz de estar presente em uma festa tão bonita”, afirmou.
Energia contagiante
Após a solenidade, foi a vez do povo cratense dançar ao som de Elba Ramalho. A cantora executou seus grandes sucessos, bem como canções de artistas consagrados, como Zé Ramalho e Luis Gonzaga, e faixas do seu novo álbum, “Do meu olhar pra fora”.
O público não ficou parado durante todo o show. E, para quem é fã da cantora e teve a oportunidade de conferir de perto, gratuitamente, a emoção foi grande. É o que afirma a autônoma Carmem Alves. “Eu nem acredito que seja verdade. Sou fã dela desde pequena, e nunca havia assistido a uma apresentação dela de perto. Bom demais!”, confessou.
Ainda como parte da programação do primeiro dia de Mostra Cariri, se apresentaram também Fábio Carneirinho e Ana Paula Nogueira em Porteiras, Marcos Lessa em Mauriti e Chico Pessoa em Assaré. A programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas segue até o dia 17 de novembro, em 28 municípios da região.
Por Filipe Dutra