Sesc e UFCA lançam livro sobre perfil do público da Mostra Cariri de Culturas
Sesc e UFCA lançam livro sobre perfil do público da Mostra Cariri de Culturas

Foi lançado na tarde desta terça-feira (17), na Faculdade Paraíso (FAP), em Juazeiro do Norte, o livro “Mostra Sesc Cariri de Culturas”.  A pesquisa, realizada em parceria do Sesc com o Observatório Cariri de Políticas Públicas, da Universidade Federal do Cariri, integrou a programação do Seminário Arte e Pensamento, da Mostra Sesc Cariri de Culturas 2015.

O estudo fez um mapeamento do público da Mostra Sesc Cariri de Culturas, edição 2014. Um grupo de 25 pesquisadores – entre professores, estudantes, colaboradores e integrantes do Sesc – atuou na execução do trabalho que teve como metodologia a aplicação de um questionário com 60 questões. Uma amostra de 281 pessoas, moradores das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato e escolhidas de forma aleatória, integrou a pesquisa.

Dentre os dados obtidos estão a constatação de um público composto, em sua maioria, por adultos entre 20 e 39 anos, incluídos na categoria estudante. Outra característica é a de que 92% dos entrevistados afirmou frequentar mais atividades culturais após a Mostra, revelando, assim, o caráter fomentador da cultura e formador de público na região do evento.

O coordenador do Observatório Cariri de Políticas Públicas e um dos autores do livro, Prof. Robson Almeida, destacou a aprovação do público caririense da programação da Mostra. “Em geral, a maioria das pessoas aprovou a programação da mostra Sesc: 50% avaliaram como ótimo, outros 40% afirmaram bom. Acho que isso é um dado interessante para a gente pensar o impacto que essa mostra tem. Interessante ainda é que 26% dos entrevistados eram de fora da região e isso causa um impacto econômico interessante em setores como hotelaria, alimentação. A gente consegue identificar, a partir desses números, o que as pessoas querem em termo de cultura, o que elas consomem, o que elas gostam e necessitam”, afirmou.

Segundo o Supervisor de literatura do Sesc Ceará, Carlos Vasconcelos, os dados obtidos na pesquisa serão utilizados como instrumento de avaliação para futuras políticas culturais para o Cariri. “Esse trabalho partiu da necessidade em mapear o perfil do público que frequenta a Mostra, qual o impacto socioeconômico que ela traz a essa região, o que essa mostra tem deixado ao Cariri, em todos os setores. Essa pesquisa servirá como subsidio para futuras programações tanto da Mostra quanto de outros eventos culturais”, comentou.
Para o Pró-Reitor de Cultura da UFCA, Ivânio Azevedo, a parceria entre Sesc e UFCA tem trazido resultados profícuos para a região do Cariri. “A nossa parceria já existe desde 2013 e promoveu, este ano, o Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, em outubro. O Observatório é um projeto estruturante para as duas instituições. Esse trabalho conjunto nosso é permanente e atuará nas mais variadas ações”, declarou.

 

Por Cristiane Pimentel

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.