O som dos pássaros e das cigarras recepcionou os participantes do segundo Roteiro Turístico do Senac-CE: o ‘Natureza e Tradição’ que levou o grupo para a 1ª floresta nacional do Brasil, com a participação do mestre Galdino, artesão e extrativista da Janaguba, planta nativa da Serra do Araripe, conhecida por seus poderes medicinais.
Durante a atividade o grupo, bem diversificado, com adultos, jovens e crianças, conheceu um pouco da Floresta Nacional do Araripe, com toda a sua exuberância de fauna e flora, responsáveis pelo equilíbrio hidrológico da Região. Os participantes caminharam também pela Trilha do Mirante do Serrano, que culminou em uma bela vista da cidade do Crato.
Durante o percurso, o mestre Galdino mostrou as inúmeras espécies de plantas existentes na Floresta. Na ocasião ele destacou que o lugar abriga ainda inúmeros frutos e animais, inclusive onça e veado. “Este é um momento muito importante para mim que estou passando meu conhecimento para as pessoas, como também para elas que conheceram esse lugar tão valioso. O Senac está de parabéns por essa iniciativa. E que venham mais roteiros”, destaca. O extrativista já foi aluno do Senac Crato quando participou do curso de condutor de visitantes, com foco exclusivo para a Floresta Nacional.
Entre os participantes do roteiro estava o casal Guilherme e Mirele Maravilhas. Eles são cariocas, e estão morando há poucos meses na cidade do Crato. “Esse passeio foi espetacular porque conhecemos a grandiosidade que é essa floresta, a abundância e diversidade da fauna e flora. Estamos maravilhados com tudo e com a iniciativa do Senac”, revelam.
Quem também estava empolgado com a atividade era o pequeno Lucas Dirceu. Aos nove anos ele confidenciou ao grupo que nunca havia se divertido tanto. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Eu não sabia de nada da floresta e hoje tive a chance de saber sobre tudo. Virei mais vezes aqui com minha mãe”, afirma.
O Roteiro foi novamente guiado por duas alunas do curso de Técnico em Guia de Turismo, Samanta Heid Lourenço e Antônia Militão, com o acompanhamento da instrutora do Senac na unidade Crato, Luciana Lacerda.