Segundo dia de Mostra celebra cultura popular com cortejo de brincantes, no Crato
Segundo dia de Mostra celebra cultura popular com cortejo de brincantes, no Crato

Cortejo Crato - Nívia Uchôa (2)

O coloridos tons da cultura tomaram conta das ruas do Crato, no segundo dia de Mostra Sesc Cariri de Culturas, 14, com o cortejo de grupos de tradição. Ao longo da manhã, mais de 200 brincantes, divididos em 10 agrupamentos culturais, percorreram cerca de 1,5 km, da Unidade Crato do Sesc até a Praça da Igreja da Sé, sob batidas de tambores e ritmos populares.

Reisado, maneiro-pau, maculelê e maracatu estavam entre os grupos participantes, nove deles da cidade do Crato e um convidado: o Reisado de Caretas de Potengi. O grupo é um dos mais tradicionais de reisados do Ceará, com registros de atuação desde 1930. Sob a regência de Antônio Luiz Sousa, ou Mestre Antônio, o Reisado de Caretas encerrava o cortejo, atraindo olhares para suas peculiares máscaras artesanais. “Acho esse momento muito bom. Antes, nunca pensava que fosse sair de Potengi e, hoje, sou conhecido até internacionalmente. Estar aqui faz com que sinta realizado”, afirmou.

Em sua evolução, o cortejo atraiu a atenção de pessoas que passavam pelo local. Uma delas foi o mototaxista Israel Pessoa, que conferiu cada passo dos brincantes através da pequena tela de seu celular, com o vídeo que fez dos agrupamentos. “Conheço esses reisados desde criança. Achei muito bom poder ver esse cortejo, principalmente o maracatu, o que mais gosto”, comentou. Outros que assistiram atentos ao passar dos grupos foi o casal Rilda e Joaquim Albuquerque. “Achei bem interessante poder ver esses sons todos misturados, gosto muito deles”, afirmou Rilda. “Gosto também de todos, menos do Cão”, comentou, rindo-se, Joaquim.

Por Cristiane Pimentel

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.