Parceria teatral surpreende público em Juazeiro

O Menino fotógrafo/ Foto: Nívia Uchôa.

Uma parceria entre o Grupo Ninho de Teatro (Ce) e a Cia de Teatro Engenharia Cênica (Ce) fez surgir, desde janeiro deste ano, o intrigante espetáculo “O menino fotógrafo”. A peça foi apresentada nesta sexta-feira (9), no Teatro Patativa do Assaré, em Juazeiro.


O espetáculo já impressiona antes mesmo de começar. O público é levado um a um, com velas nas mãos e acompanhados de cânticos católicos pelos personagens, até os assentos do teatro. O cenário, com várias imagens de santos católicos, velas e uma raiz de árvore com facas nas pontas e suspensa por um fio, aguça a curiosidade.

O Menino fotógrafo/ Foto: Nívia Uchôa.

O Menino fotógrafo/ Foto: Nívia Uchôa.

Em um tom mítico e metafórico, os personagens contracenam simultaneamente cantando músicas infantis e religiosas, entre uma fala e outra. Segundo a diretora e dramaturga do espetáculo, Cecília Raiffer a montagem procura passar, de uma forma lúdica, a tênue ligação entre a vida e a morte, a infância e a juventude. “Utilizamos elementos religiosos e míticos, característicos da região do Cariri, pois nos remete ao grande caldeirão cultural da região”, explica.

Ainda de acordo com Cecília Raiffer, “O menino fotógrafo” aborda, enfim a metáfora da vida, onde as lembranças e vivências são gravadas em imagens, ou como os personagens dizem: “A gente nunca sabe se essa fotografia vai ser a do santinho”. Com um final inesperado, o espetáculo deixa no ar uma série de questionamentos para o público sobre os registros da vida.

Por Jardeline Santos


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.