Mostra Sesc: Chapada do Araripe e Aquífero Cariri inspiram coleção de moda autoral e sustentável
Mostra Sesc: Chapada do Araripe e Aquífero Cariri inspiram coleção de moda autoral e sustentável

A flora da Chapada do Araripe como patrimônio ambiental da humanidade. O tema da Mostra Sesc Cariri de Culturas em 2023 inspira o desenvolvimento de uma coleção de Moda, que será apresentada ao público no dia 26 de agosto. Dentro da proposta da Mostra de incentivo à produção e ao intercâmbio artístico e cultural, a coleção resulta de uma colab entre 20 alunos do Senac Crato e convidados, sob orientação da instrutora Ariane Morais, com quatro profissionais da moda, arte e design reconhecidos nacionalmente. O desfile acontece às 19h, na Praça La Favorita, em Juazeiro do Norte.

Dessa ação educacional junto à turma de Desenhistas de Moda participaram Eduardo Motta (MG), artista visual, pesquisador e consultor de moda; Jorge Feitosa (PE), designer de moda; e as sócias da marca e consultoria em moda sustentável Revoada, Itiana Pasetti e Adriana Tubino (RS), que são especialistas em biodesign e moda regenerativa. A direção do desfile é de Cláudio Santana, profissional à frente dos desfiles da São Paulo Fashion Week.

Para a montagem da coleção, desenvolvida inteiramente com resíduos, os quatro ministraram oficinas enfocando desde estamparia manual — feita com cascas de árvores e vegetais colhidos na região, até desenho coletivo e manuseio de biomateriais. Integrando a turma, foram convidadas artesãs da Associação Fibrarte, que trabalham com a trama da fibra e palha da bananeira.

De acordo com o grupo de mentores, “evocando antepassados dos participantes e personagens do Cariri, a coleção integra uma série de reflexões orgânicas, incluindo a questão da água, elemento crucial da história do Nordeste — em geral, pela falta e, em particular, pela relativa abundância provida pela floresta preservada do Araripe e pelo Aquífero Cariri. Para os alunos, a questão da água entra como um alerta em favor da preservação e da acessibilidade da população aos recursos naturais”.

Assim, além da técnica de monotipia realizada a partir de material vegetal colhido na região e do reaproveitamento de resíduos, os looks a serem apresentados para o público da Mostra também traz cartela de cores inspirada no aquífero, com tons que vão desde os tons de azul e amarelo até os terrosos.

Um dos diferenciais da coleção é a utilização da fibra da palha da bananeira. “Quando Ariane nos visitou aqui em Missão Velha e fez o convite para participar desse projeto, ficamos muito empolgados. Não imaginávamos que daria para participar de uma coleção de moda usando a fibra da bananeira. Sabemos que em outros países usam como tecido, mas com adição de vários produtos. Nesta coleção, utilizamos in natura e o resultado é muito bonito. Com a equipe do Senac, que sempre inova em tudo que faz, descobrimos novas possibilidades de criação”, conta a artesã Margarete Carneiro, da Associação de Artesãs da Fibra da Banana (FIBRARTE).

“O Senac tem investido em todo o potencial criativo e inovador que é tão pungente no Cariri e acreditamos também no potencial empreendedor da moda na Região. Apostamos que, no próximo ano, teremos novas marcas e novos empreendedores despontando para o cenário nacional da moda autoral, especialmente, a partir dos nossos alunos e ex-alunos tão talentosos, afirma a consultora de produtos educacionais na área de Moda do Senac Ceará, Daniele Caldas.

Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 24 a 27 de agosto de 2023

Programação Senac

Dias: 25 e 26 de agosto de 2023

Local: Praça José Ilânio Couto Gondim (Praça La Favorita) – End.: Av. Leão Sampaio, 1046 – Bairro Lagoa Seca – Juazeiro do Norte

Horário: De 16h às 22h

Grátis


Desfile coleção Aquaripe

Data: 26/08 (sábado)

Horário: 19h

Local: Praça La Favorita

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.