Mostra Sesc Cariri de Culturas como celeiro das artes
Agregando artistas de todo o País, promove o intercâmbio cultural na região
Há dezoito anos no calendário do Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas firma-se como referência cultural. Artistas de todo o País circulam pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha,Nova Olinda, entre outras, apresentando seus espetáculos e absorvendo a rica cultura da região. Neste ano, a programação acontece de 18 a 22 de novembro.
As atividades que, em 1999, abrangia apenas o Crato, hoje alcançam vinte e seis municípios, com espetáculos teatrais, musicais e de cultura popular, além de exposições, intervenções artísticas, performances, exibição de filmes e debates. Todos os 71 grupos, selecionados em curadoria, misturam-se uns com os outros, tornando-se também público e absorvendo aspectos culturais da terra e de seus pares.
O grupo paulista Barracão Teatro se apresenta com dois espetáculos: “WWW para Freedom” e “Circo do só eu”. Os espetáculos têm palhaços como protagonistas, explorando uma veia cômica muito tradicional do cearense. “O público do Ceará é muito aberto ao riso e à brincadeira”, afirma Ézio Magalhães, responsável pela companhia. “O povo cearense já tem uma verve inata de se divertir, e nós exploramos isto em nossos espetáculos, o que nos é muito familiar”, completa.
(WWW para Freedom – Foto: Vanessa Soares)
Janaína Pelizzon, atriz e diretora da Cia. Stravaganza, do Rio Grande do Sul, participa pela primeira vez da Mostra. Ela, que já esteve no Ceará com o circuito nacional do Sesc Palco Giratório, está ansiosa em apresentar o espetáculo “Pequenas violências” no Cariri. “Outros artistas de Porto Alegre já nos contaram da diversidade do festival: a cada hora, está acontecendo um espetáculo. Isto é maravilhoso!”, ressalta.
(Pesquenas Violências – Foto: Vilmar Carvalho)
Ézio também reconhece a valorização da diversidade na programação da Mostra Cariri. “Para o artista, é uma maneira de seu trabalho exposto diante de outros públicos, conhecer outras referencias; para os artistas locais, ajuda na formação individual, ampliando o horizonte, uma vez que se vê coisas diferentes e distintas; Para o público, é, a cada ano, um novo parâmetro sobre a arte”, enfatiza.
(Bacamateiros – Foto: Jr. Panela)
Um dia expectador, hoje artista da Mostra
Edvan Barbosa é um dos fundadores da Companhia Tê-tê-rê-te-tê, de Juazeiro do Norte, e possui forte ligação com a Mostra Cariri. “Comecei como espectador, acompanhando a programação. Depois, entrei para os Bacamarteiros da Paz, do Mestre Nena, e hoje fomos contemplados com a seleção na edição deste ano. Para mim, é um sonho”, conta.
Ainda fazendo parte do grupo que participa dos cortejos empunhando bacamartes, Edvan teve a experiência que, em sua opinião, é a mais importante da Mostra: o intercâmbio cultural. “A gente sempre troca ideias e aprendizados. Tenho amigos de outros estados que, durante a Mostra, vêm aqui, e a gente se atualiza”, explica o artista.
Serviço:
18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 18 a 22 de novembro
Local: Região do Cariri (Cidades polo: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Brejo Santo, Araripe e Altaneira)
Programação: Site www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS
*Entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.