Os sons dos tiros dos Bacamarteiros anunciam que o cortejo de abertura para a Mostra Sesc Cariri de Culturas começou. A concentração aconteceu na Prefeitura de Juazeiro do Norte e reuniu cerca de 500 pessoas divididas em 13 grupos de tradições nordestinas.
O desfile esse ano veio com o tema “Muito Prazer sou Tradição”, que representa a junção de várias culturas. Entre papanguns, e maracatus, grupos de bacamartes passavam mensagens por meio da música e da dança, convidando a população a participar do momento.
A assistente social Fernanda Ribeiro presenciou um cortejo pela primeira vez. “É emocionante ver a nossa cultura nas ruas”, afirma com alegria e entusiasmo. Já para Josil Bernardo, Técnico de Cultura do Sesc, a Mostra tem o poder de reunir várias culturas em um só momento. “A admiração no olhar das pessoas é gratificante, traz um reflexo de alegria e agradecimento por prestigiar tantos grupos de tradição juntos”, complementa Josil Bernardo.
O desfile foi encerrado na Unidade Juazeiro do Sesc onde cada grupo fez uma pequena apresentação, levando ao público presente toda a emoção da história nordestina embalada por várias ritmos.
Dando sequência a abertura, a noite, a cidade de Nova Olinda (CE) recebeu o show dos artistas Chambinho do Acordeon e Geraldo Azevedo. O Presidente da Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, deu as boas-vindas a festa. “A Mostra Sesc Cariri de Culturas está na sua 16ª edição e quer chegar em todos os cantos do Cariri, levando a cultura e oportunizando possibilidades para todos”, finaliza.
Após a palavra do Presidente, Chambinho do Acordeon, que participa pela primeira vez do evento, dedilhou as notas da sanfona e tocou do xote ao baião. Luiz Gonzaga foi relembrado pelo sanfoneiro em músicas e homenagens. “Me tornei um gonzaguiano por devoção, meu padrinho é Luiz Gonzaga, o rei do baião”, declara com carinho Chambinho.
O público, por sua vez, retribuiu com carinho a apresentação do cantor. “Estou feliz demais em ter essa festa na minha cidade, espero que o Sesc sempre traga nomes que representem a nossa música”, disse a estudante Fernanda Ribeiro.
A noite de abertura foi encerrada com a apresentação do cantor e compositor Geraldo Azevedo, com o show “Voz e Violão”. “Geraldinho”, como é afetuosamente conhecido por seus admiradores, tocou grandes sucessos da sua trajetória musical, como: “Bicho de Sete Cabeças”, “Dia Branco”, “Dona da Minha Cabeça” e “Moça Bonita”.
O cantor Geraldo Azevedo agradeceu e ressaltou a importância da Mostra para a cultura do Brasil. “Essa é a festa que reúne a cultura através de momentos únicos de música, dança e arte. Estou feliz”, declarou o artista.
Por Manuella Cysne