Como parte da 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, o público conferiu na tarde do último domingo, 9, uma viagem pela cultura tradicional brasileira. Movidos pela vontade de mudança uma trupe do Cerrado no interior de Goiás embarcou em uma aventura por diferentes culturas do país.
Ao vivenciar histórias e brincadeiras populares representadas pela figura tradicional do matuto goiano, o Grupo Cultural do Projeto Boca do Lixo propôs através do espetáculo de rua “Do, poesia, batuque, canto e viola” mostrar uma constante transformação.
Com direção de José Clodoaldo B. de Carvalho, o grupo apresentou instrumentos confeccionados pelos cinco integrantes, por meio da reutilização do lixo, além de bonecos, brinquedos populares, danças folclóricas e poesias.
O ator e coordenador Cristiano Cunha explica que o projeto desenvolvido há 7 anos visa a arte e educação ambiental, propondo um resgate da cultura tradicional do meio ambiente, o lixo. “A intenção é conscientizar as pessoas através da arte”, finaliza.
Por Lina Galvão