Espetáculo “As bufa” lota teatro em Juazeiro do Norte

Espetáculo

O Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte, recebeu no último domingo, 11, o espetáculo “As bufa”, do grupo Casa de Madeira (RS). A montagem, que lotou o espaço do teatro, arrancou risos da plateia e provocou a interatividade durante toda a encenação.


Com direção de Tatiana Cardoso e atuação de Aline Marques e Simone De Dordi, a peça retrata o convívio das bufas Celói e Ventania, em um teatro abandonado. No palco, as personagens revelam suas vidas com muita perspicácia e desconfiança, e apresentam ao público suas habilidades artísticas passando por vários personagens como Adão e Eva, deus e o diabo, Xuxa e até uma senhora descendente de alemães, fã de Hitler.

Em uma mistura de humor e crítica, a comédia popular traz um enredo inspirado na linguagem do bufão, que aparece há séculos na dramaturgia mundial. Para a atriz Aline Marques, as características do bufão são únicas, “ele precisa ser agradável, conquistador e cômico”.

A atriz ressalta que a técnica usada pelo bufão tem várias regras e questões que são relacionadas aos princípios. “Apesar de ser visto como uma criatura feia, suja e banida e viver à margem da sociedade, ele é um ser crítico que faz críticas à sociedade de maneira sagaz e cômica para o público conseguir absorver”.

Espetáculo “As Bufas”/ Foto: Marcelo Amaral.

Espetáculo

Para o paisagista Márcio Ferreira e a professora Valéria Janela, apesar de a peça expor muitas críticas, as atrizes conseguem de alguma maneira aliviar o peso do conteúdo. “A peça traz vários temas que a gente ver no dia a dia e que talvez a televisão mostre de uma maneira e o teatro mostre de outra. O conteúdo é muito forte, mas também muito agradável”, declara Márcio.

A bancária Cecília Bezerra, assistiu ao espetáculo acompanhada por suas duas filhas. Feliz por ver mais um espetáculo, ela relata o que pôde absorver da peça. “A montagem retrata a realidade dos mendigos. O texto mostra que apesar de viverem nas ruas, eles querem ter suas alegrias e as pessoas precisam entender isso. Ao assistir ao espetáculo fiquei encantada com o mundo de fantasia deles.

O grupo segue com apresentação nesta terça-feira, 13, às 19h30, no Conexão Brasil CCBNB, durante a 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Por Lina Galvão


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.