No Crato, Pensando Verde na Mostra conscientiza população sobre a importância de espaços arborizados e seus benefícios
Com o objetivo de despertar a conscientização ambiental, a 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas abre espaço para a sustentabilidade com o projeto “Pensando Verde na Mostra” pelo segundo ano seguido. A iniciativa, que acontece de 17 a 20 de novembro, promove oficinas, mostra fotográfica, vivência inclusiva, exposições e trocas de mudas na Praça da Sé, no Crato.
De acordo com a analista assistencial da atividade Desenvolvimento Comunitário do Sesc Fortaleza, Clarice Araújo, é possível sensibilizar pessoas de qualquer faixa etária para a preservação do meio ambiente através da educação ambiental. “Essas ações em grandes eventos despertam, desde a criança até os avós, sobre a urgência dos cuidados com o Planeta. E esse é o conceito de desenvolvimento sustentável: cuidar da Terra e utilizar os recursos naturais de forma responsável para a garantia da qualidade de vida dessa e das próximas gerações”, explica.
Como forma de contribuir para a arborização urbana, colaborando para o conforto climático na cidade, como também garantir abrigo e alimentação para os animais, a troca de livros por mudas tem como prioridade a difusão de plantas florestais nativas como cajueiro, jucás e ypês roxo e amarelo, já que alguns municípios da região do cariri cearense abrangem a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, um dos últimos redutos de mata atlântica no País. Para aqueles que não dispõem de muito espaço ou preferem começar as atividades de plantio aos poucos, também serão disponibilizadas hortaliças como tomate e pimenta, assim como plantas ornamentais.
Cultura
A grande novidade do projeto este ano é aliar sustentabilidade e cultura. A proposta é que o público possa trocar livros por mudas de plantas. A meta é distribuir mais de 600 unidades e, desse modo, o desenvolvimento sustentável é proposto nos três pilares e dimensões: econômico, social e ambiental. Os livros arrecadados, além de ampliar o acervo da biblioteca da Unidade Sesc Crato, também serão doados para instituições comunitárias.
Acessibilidade
Além da programação na Praça da Sé, esta edição promove uma vivência inclusiva ambiental com os alunos da Apae do Crato, a partir do contato com a natureza, em uma trilha sensorial no Parque Estadual Sítio Fundão, realizada de 6h às 11h no dia 20/11. Conforme Clarice, a trilha permite acessibilidade de pessoas com deficiências diversas que, ao final, contemplarão uma apresentação musical de integrantes da Vila da Música – Sociedade Lírica do Belmonte.
Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas chega à 20ª edição como agente propiciador e colaborativo de difusão para as mais diversificadas manifestações artísticas e culturais.
A Mostra acontece na região do Cariri permitindo o intercâmbio e a diversidade cultural, onde apresentações de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas, mostras de cinema e vídeo, além de contribuir com o capital sociocultural da região, estimulam a atividade econômica.
Programação
Pensando Verde na Mostra
Sábado (17/11)
Horário: 16h às 22h
Local: Praça da Sé – Crato/CE
Troca de mudas florestais, ornamentais, medicinais, alimentícias e frutíferas por livros.
Oficina de repicagem;
Oficina de produção de Mudas;
Oficina de Litogravura em pedra Cariri; (Pares Sítio Fundão)
Exposição mediada sobre resíduos sólidos, reaproveitamento dos materiais e formas adequadas de descarte.
Domingo (18/11)
Horário: 16hs às 22hs
Local: Praça da Sé – Crato/CE
Troca de Mudas florestais, ornamentais, medicinais, alimentícias e frutíferas por livros.
Oficina de horta vertical;
Oficina de Litogravura em pedra Cariri (Pares Sítio Fundão)
Exposição mediada sobre resíduos sólidos, reaproveitamento dos materiais e formas adequadas de descarte.
Segunda-feira (19/11)
Horário: 16hs às 22hs
Local: Praça da Sé – Crato/CE
Troca de Mudas florestais, ornamentais, medicinais, alimentícias e frutíferas por livros.
Oficina de pintura do soldadinho do Araripe (GEOPARK ARARIPE);
Oficina sobre Redução da Pegada Ecológica (Apa Chapada do Araripe/ ICMBio);
Oficina de réplica de fósseis (GEOPARK ARARIPE);
Mostra fotográfica das Unidades de Conservação do Mosaico Chapada do Araripe;
Exposição mediada sobre resíduos sólidos, reaproveitamento dos materiais e formas adequadas de descarte.
Terça-feira (20/11)
Horário: 06hs às 11hs
Vivência Ambiental Inclusiva no Parque Estadual Sítio Fundão – Trilha dos Sentidos para os alunos da Apae-Crato.