Cultura e Economia Criativa ganham destaque na Mostra
Cultura e Economia Criativa ganham destaque na Mostra

A 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas promove, de 7 a 12 de novembro, atividades que unem cultura, economia criativa e formação artística. Dessa forma, compreendendo a arte como impulsionadora do desenvolvimento sociocultural de uma região, o Sesc realiza o projeto CriaAção, nos dias 8 e 9 de novembro, nas Unidades Crato do Sesc e do Senac. A iniciativa, que acontece das 8h às 17h, propõe vivências com o objetivo de integrar o trabalho de vários setores criativos.

O projeto CriAção lança o desafio de setores diferentes trabalharem de forma colaborativa e integrada desde o planejamento até o produto final. Assim, as vivências vão acontecer em pares: Design e Gastronomia, Fotografia e Literatura, e Audiovisual e Arte Urbana. O participante vai ter a oportunidade de experimentar métodos de processo colaborativo, a criação de diferentes linguagens alternativas e compreender como surge um empreendedor criativo.
As inscrições podem ser feitas nas Unidades Juazeiro e Crato do Sesc. O resultado das vivências vai ser apresentado na noite do dia 9, com a exibição de um vídeo feito com grafite no muro da RFFSA, no Crato.

Já nos dias 10 e 11 de novembro, a Mostra realiza a sexta edição do Seminário Arte e Pensamento. Com o tema “Por um Cariri do Conhecimento”, a ação formativa vai acontecer no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Gestores, críticos, participantes e artistas brasileiros se unem no Seminário para promover uma reflexão sobre o papel transformador da cultura e como o Cariri Cearense pode se beneficiar com os novos caminhos da economia simbólica.
A abertura da programação acontece no dia 10, às 9h, com a mesa “O setor cultural e criativo no mundo e no Brasil”, com a presença de Danilo Miranda (Sesc São Paulo), Durval Muniz (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Carmen Coopta (Universidade Federal do Cariri).

A programação do dia10 segue, às 14h, com a realização da mesa “O potencial cultural e criativo do Cariri”. Participam do debate Gilmar de Carvalho (Universidade Federal do Ceará), o cineasta Rosemberg Cariri, Tarcísio Pequeno (Universidade Federal do Ceará), a diretora de Museus do Centro Dragão do Mar Valeria Laena e o fotógrafo Tiago Santana.

Já no dia 11, às 9h, é a vez de Ivânio Azevedo e Roberto Marques da Universidade Federal do Cariri e Cristina Lins (IBGE) debaterem “O desenvolvimento de instrumentos metodológicos para medir o impacto do setor cultural e criativo”. A programação é encerrada às 14h, do dia 11, com a mesa “A cultura como instrumento de integração social e coesão territorial. Como criar uma estratégia de desenvolvimento do setor cultural e criativo”. Participam do debate Silvana Meireles (Fundação Joaquim Nabuco), Eduardo Saron (Itaú Cultural) e Frederico Lustosa (Universidade Federal Fluminense).

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, na Biblioteca da Unidade Juazeiro do Sesc ou no Memorial Padre Cícero no dia do evento.

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.