Crescimento cultural e econômico do Nordeste é debatido em Seminário

 

Regina Leitão / A Reinvenção do Nordeste / Por Nivia Uchôa

“Momento ímpar voltado ao pensar sobre as necessidades da sociedade e o desenvolvimento econômico, social e cultural da população do Nordeste”, definiu a diretora regional do Sesc/CE, Regina Leitão, sobre o IV Seminário A Reinvenção do Nordeste, na abertura do evento nesta segunda-feira(12).


Adriano Bezerra de Menezes / A Reinvenção do Nordeste / Por Nivia Uchôa

A Reinvenção do Nordeste / Por Nivia Uchôa

Com o tema “Força da economia e força da cultura”, o Seminário conta com a participação do economista, Adriano Bezerra de Menezes, do cineasta Rosemberg Cariry, do gerente da área de Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, além de Ricardo Salmito, professor de Comunicação da Universidade Federal do Ceará, entre outros importantes articuladores de temas relacionados ao desenvolvimento do Nordeste. Realizado até 13 de novembro, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o Seminário tem como curador o consultor institucional de Cultura da Fecomércio-CE, Paulo Linhares.

A iniciativa, que faz parte da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, tem por objetivo debater sobre a arte, a cultura e o desenvolvimento nas novas metrópoles do sertão nordestino e nas cidades globais do litoral, problematizando as produções artísticas e culturais do Nordeste nos dias atuais.

Os debates reúnem professores, teóricos, gestores e artistas que atuam no campo da cultura e do pensamento. Serão pautas do encontro: Crescimento econômico no sertão do Brasil; Desenvolvimento econômico e fortalecimento da cultura; Economia e mercado da cultura; Novas Metrópoles do Sertão; Cidades brasileiras do sertão; Cultura e desenvolvimento das cidades; e Processos de produção cultural no Nordeste brasileiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no ato do credenciamento.

Por Graciele Garcia

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.