Chapada do Araripe

Situada na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe abriga fontes naturais, grutas, sítios arqueológicos e paleontológicos. Sua riqueza natural é tamanha, que abraça quatro biomas: mata atlântica, caatinga, cerrado e carrasco, praticamente um resumo da biodiversidade do Nordeste.

No Ceará, a Chapada do Araripe está situada no Cariri, sul do Estado, uma região onde a cultura é viva, pulsante e original, terra fértil para as mais diversas manifestações. Nas ruas, nos terreiros dos mestres da cultura popular, nos teatros, nas praças e avenidas, as tradições populares não apenas se mantêm atuantes, mas, principalmente, são perpetuadas e transmitidas para as novas gerações.

O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e em parceria com a Fundação Casa Grande, encabeçou a campanha para tornar a Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade. Este reconhecimento, além de estabelecer um compromisso internacional de preservação e proteção da região, ajuda a fortalecer a ideia de corresponsabilidade dos parceiros e a relação afetiva da população com seu próprio território, suas histórias de vida, costumes e saberes.

A proposta de candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio Dá Humanidade foi inserida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na lista Indicativa brasileira de bens que tem potencial para o reconhecimento como Patrimônio Mundial da Unesco. É um passo importante e o primeiro estágio a potencial escolha da Região para receber a chancela de Patrimônio Mundial Misto – que possui valor tanto natural quanto cultural.

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.