Tradição faz homenagem a mestre de Reisado

Terreirada/ Foto: Jr panela.

Uma mistura de cores, danças e músicas agitou o Terreiro da Mestra Margarida, na tarde do último domingo, 11. A programação aconteceu na Unidade do Sesc, em Juazeiro do Norte, com a participação dos grupos locais: Reisado Discípulos de Mestre Pedro, Guerreiras de Santa Madalena, Bacamarteiros da Paz e Banda Cabaçal Padre Cícero.


Além das apresentações de reisado, foi feita uma homenagem em comemoração aos 80 anos do mestre palhaço Mateus Cachoeira. “Estou muito feliz em receber uma homenagem tão bonita, isso mostra que, mesmo aos 80 anos idade e 68 anos de reisado, ainda sou querido”, declara o mestre.

Para participar da festa, Janaina Ferreira, conhecida como a palhaça Abobrinha, arrumou os dois filhos e os levou para o terreiro. Vestidos com a roupa tradicional do reisado, Yohan, de 3 anos, e Yasmin, de 1 ano, chamaram a atenção do público durante a dança. “Como já venho da arte, quero que meus filhos sigam o exemplo, pois acredito que a cultura incentiva e contribui para o desenvolvimento da criança”, ressalta Janaina.

As paraibanas Jacinda Amância e Antônia Adriana, em romaria no município de Juazeiro, foram atraídas pelo ritmo. Ao observarem a animação, do hotel onde estavam hospedadas, resolveram assistir de perto os reisados.

Terreirada/ Foto: Jr Panela.

Terreirada/ Foto: Jr Panela.

Já a dona de casa Penha Chaves, de 33 anos, viu a programação na televisão e foi conferir. “Esse é o segundo ano que venho para a terreirada. Acho muito lindo e percebo que a cada ano os brincantes inovam nas roupas, deixando-as mais lindas e cheias de vida”.

A terreirada aconteceu como parte da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, que segue com programação até a terça-feira, 13.

Por Lina Galvão


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.