Encontro da tradição: Grupos de Reisado de Congo e Bandas Cabaçais encantam em Barbalha

Reisado de Congo/ Foto: Nívia Uchôa.Valorizando as manifestações culturais do Ceará, o quarto dia da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas contou com belo momento na Praça da Matriz, em Barbalha, neste domingo (11). Diversos grupos de Reisados de Congo e Bandas Cabaçais encantaram a população e visitantes da região.


Símbolo da Cultura cearense, a tradição popular envolve as famílias do Cariri que passam seus conhecimentos de geração em geração, mantendo acessas as manifestações culturais transmitidas pela oralidade.

Reisado de Congo
Se caracteriza como uma brincadeira de terreiro que encena o mito de origem do mundo cristão popular, com o nascimento do Divino. É feito em roda, com a participação ativa da comunidade e contempla diversas linguagens artísticas em uma só apresentação.A diferenciação do tipo de Reisado pode ser percebida pela estrutura de figuras. No Reisado de Congos, apresentado em Barbalha na ocasião e próprio do Cariri, a estrutura é de uma pequena tropa de nobres guerreiros chefiadas por um Mestre, com dois Mateus e uma Catirina.

Reisado de Congo/ Foto: Nívia Uchôa.Reisado de Congo/ Foto: Nívia Uchôa.

Bandas Cabaçais
Com influências indígenas e africanas, originadas em meio aos escravos, as bandas cabaçais são formadas pelo mais antigo e mais importante conjunto instrumental de música folclórica brasileira. Entre as apresentadas em Barbalha, na 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, estava a Banda Cabaçal São Bento, ícone da cultura caririense.

Reisado de Congo/ Foto: Nívia Uchôa.

Banda Cabaçal/ Foto: Nívia Uchôa.

Por Graciele Garcia


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.