Contação de histórias como registro popular

Contos que Encantam/ Por: Dell

Uma roda de crianças e adultos chamava a atenção na Praça da Sé na tarde deste domingo (11). Eram gritos, risos e braços erguidos que acompanhavam a contação de história de Paula Yemanjá. Na bagagem, duas histórias populares que receberam carinhosamente o nome de “Contos que Encantam”.


A primeira personagem que ambientou a praça foi uma vaidosa aranha que se intitulava o bicho mais esperto do mundo. Era a história de “A Nanci e o pote da sabedoria”, que narrava a visita da aranha ao céu e sua missão desastrada de recolher toda a sabedoria do mundo. A cada encenação, a contadora instigava a plateia a participar da construção do enredo, através de perguntas curiosas e gestos divertidos.

“A contação de história é um incentivo a leitura, promovendo o exercício da criatividade das crianças. Acredito que todos nós somos contadores e isso ajuda a manter viva a tradição oral dos nossos antepassados”, comenta Paula Yemanjá, contadora há mais de 10 anos e fundadora do grupo “Passa pra dentro menino”.

Nessa perspectiva de registro popular, Paula Yemanjá convidou a atriz barbalhense Ni de Sousa para juntas encenarem o segundo conto da tarde, intitulado “História de Mariquinha”. Inspirado em uma mestra de São Gonçalo, da cidade de Santa Brígida (BA), o enredo retrata as suas memórias da infância, seu desejo de tocar adufe e como conseguiu passar a tradição para futuras gerações.

Contos que Encantam/ Por: Dell

A professora Valéria Carvalho fez questão de levar a filha Stefany, de 9 anos, para assistir a apresentação. “Eu acho muito bacana a contação de história porque nos mostra como é fácil ensinar de maneira lúdica e prazerosa”, declara empolgada.

Feliz com a grande participação do público, Paula Yemanjá finalizou ressaltando a importância da Mostra. “Esse momento proporciona a troca de experiências, tanto por parte da população, que pode prestigiar tantas produções, como dos artistas que passam a conhecer outras cidades, culturas e realidades”, afirma.

O público interessado pode ainda conferir hoje (12), às 16h, “Contos que Encantam”, na Praça da Sé. Aberto ao público.

Por Carolina Areal


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.