Na última terça-feira (9), a 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas abriu uma série de exposições em Juazeiro do Norte e Crato. O objetivo é proporcionar aos visitantes e artistas um passeio pelos espaços das exposições durante as aberturas.
A programação teve início às 19h, com a abertura da Mostra Coletiva, na Galeria do Sesc, em Juazeiro do Norte. A exposição reúne trabalhos de artistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Ceará. No espaço, são expostas artes de performances e fotografias, que revelam cenários e curiosidades provocadas pelos artistas Chico Santos, Bruno Bandeira, Diego Santos, Marcos Martins, Simone Tomé e Tatiana Gentile.
Saindo da abertura em Juazeiro do Norte, os visitantes seguiram para a Unidade Crato do Sesc. Na Galeria, eles encontraram a exposição “Meu corpo, minha embalagem, tudo gasto na viagem”, de Ícaro Lira (RJ), e puderam compartilhar a intimidade do artista em um ambiente acolhido pelo aconchego de um quarto. O trabalho é resultado de uma romaria: Fortaleza a Juazeiro, feita por Ícaro. O artista percorreu cerca 500 km de bicicleta em aproximadamente 15 dias e transformou toda a experiência em uma exposição. O público poderá conferir o trabalho e conhecer o artista que, junto da sua companheira, Paula Borghi, estará hospedado na Galeria durante a exposição. No espaço, são encontradas fotografias, vídeos, mapas, objetos pessoais, cadernos, livros sem moldura ou barreira adquiridos na romaria.
O passeio foi finalizado na Galeria da RFFSA, com a abertura da exposição “Animalário: gravura em miniatura”, da argentina Julieta Virginia Warman. Criada com o objetivo de destacar a simplicidade e a complexidade da natureza, o trabalho expõe aproximadamente 30 obras de xilogravuras. A modo de inventário, cada xilogravura, em forma de vinheta, apresenta a eficácia alegórica das formas naturais: a arte da natureza.
Os espaços estão abertos para visitação até terça-feira (13), durante os horários: manhã, tarde e noite.
Por Lina Galvão
Foto: Dell/ Exposição “Xilogravura em miniatura”