A nudez do corpo como discurso político e estético

Espetáculo

Dança, vídeo, performance e fotografia. Todos esses elementos reunidos e utilizados ao mesmo tempo na construção imagética do corpo. Com essa proposta, a Cia. Dita (CE) participou nesta sexta-feira (9) da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, com o espetáculo “Inc.”. O público compareceu em grande número ao Teatro Municipal Marquise Branca, em Juazeiro, e pôde presenciar a nudez do corpo como um meio para o discurso político, artístico, estético e filosófico.


“Inc.” é diretamente influenciado pela cultura pop. Os bailarinos Fauller e Willemara Barros iniciam o espetáculo de dança em uma encenação comparativa aos desfiles de moda e aos produtos industrializados da cultura de massa. Neste momento, o público é convidado a fazer um exercício de reflexão sobre o “falso” brilho dos objetos de desejo e de consumo de massa presentes no capitalismo.

Ao longo da apresentação, os dois bailarinos utilizam uma espécie de colete de reeducação postural como uma sinalização às armaduras que nos prendem à padronização da globalização. Depois de idas e vindas, eles conseguem se desprender do que os dominam e comemoram o ato como uma grande vitória. Porém, percebem em seguida que não conseguem viver fora dos padrões impostos pela sociedade e voltam para a cultura fast-food do corpo, pronto para ser consumido velozmente. A cena deixa no ar uma certa crítica à mercantilização e saturação do corpo presentes no nosso cotidiano.

Espetáculo “Inc.”/ Foto: Junior Panela.

Espetáculo

O espectador Mauro Cesar, diretor e ator teatral, apontou o momento como único na região. “É um grande presente podermos assistir a um espetáculo tão sincero e profissional. Torço para que mais espetáculos como este venham para a Mostra”.

Essa é a primeira vez da Cia. Dita (CE) na Mostra Sesc Cariri de Culturas. Wilenaina Barros, assistente de palco do grupo, comemora a participação da Cia. na Mostra. “O Cariri vem sendo um pólo crescente para a dança contemporânea. A população comparece, participa e isso é muito estimulante”.

Por Carolina Areal


Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.