Um encontro de variados ritmos e estilos musicais marcou o primeiro dia de programação da 14ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. Ao som da batida forte e da cadência do ferro, o Maracatu Vozes da África (CE) deu início, às 18h, na Praça da Sé, ao Cortejo Cultural pelas ruas do Crato.
Simultaneamente, outros três grupos também iniciavam as suas atividades em localidades próximas: Arrastão da Gaita (RJ), Os Siderais (RJ) e O Homem Banda (RS).
Mal os instrumentos soaram e logo um aglomerado de curiosos e admiradores se formou no local. Das sacadas das casas às ruas, pessoas de todas as idades acompanhavam atentos os brincantes e o ritmo envolvente do maracatu. Animado com a receptividade do povo cratense, o presidente do Maracatu Vozes da África, Francisco Aderaldo de Oliveira, saudou com alegria o público e comandou a festa. “Estamos felizes com o aumento do interesse das crianças e adolescentes pelo Maracatu. O Maracatu é isso, é folclore, é cultura”, declarou emocionado.
Chegando às mediações da Rua Monsenhor Esmeraldo, no Centro, o tão esperado encontro musical aconteceu. Os trombones e trompetes do grupo Os Siderais se uniu à seresta moderna dos cariocas Arrastão da Gaita e às invenções musicais do “Homem Banda” (RS), com seu harmonioso arcodeon, chocalhos, pratos, bumbos e apitos.
Animados, os músicos contagiavam o público que acompanhava freneticamente o Cortejo. “É a primeira vez que vejo uma fusão de estilos como essa. A mistura é bem legal, diferente e moderna”, declarou o estudante Luan Bezerra. Poucos metros dali, a cozinheira Geraldina Tavares também manifestava sua alegria com as apresentações. “É tudo tão rico e bonito. Estava “avexada”, mas resolvi parar para ver e valeu à pena”, afirmou.
Ao som de uma versão descontraída e regional da música “Computadores fazem arte”, de Chico Science, os grupos encerraram suas atividades na RFFSA, palco do show de abertura da Mostra, com o pernambucano Lenine. O “Homem banda”, Mauro Bruzza, finalizou o cortejo descrevendo esse momento como surpreendente. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas nos assistindo. Todas com brilhos nos olhos, dançando e se divertindo. Já deu para perceber que a Mostra será um sucesso total”, declarou o artista de rua.
Lenine – 14° Mostra Sesc Cariri de Culturas/ Foto: Dell.
Show do músico Lenine
Com estação lotada, o cantor Lenine subiu ao palco às 22h20 e apresentou ao Crato o seu mais novo trabalho, intitulado “Chão”. O músico, em parceria com Bruno Giorgi e JR Tostoi, emocionou o público com letras fortes e marcantes acompanhadas por uma sonoridade repleta de instrumentos e equipamentos eletrônicos. Destaque para as músicas “Envergo mas não quebro”, “Isso é só o começo”, além dos sucessos “Paciência”, “Jackson Brasileiro” e “Hoje eu quero sair só”.
Por Carolina Areal.