Grupo teatral do Rio de Janeiro faz sertão virar mar
Grupo teatral do Rio de Janeiro faz sertão virar mar

Juazeiro do Norte recebeu na manhã deste sábado (19) uma visita do mar e de seus mistérios. No espetáculo “Contos do Mar”, encenado pela dupla da cia. Quatro Manos (RJ), o brasileiro Marcos Camelo e a uruguaia Florencia Santángelo levaram os espectadores do teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste a viagens mágicas, cheias de descobertas e aventuras.

XVII MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS - CONTOS DO MAR

Mundos encantados, pescadores e, principalmente, os seres do mar, são os elementos dos contos retratados nos espetáculo, que reúne aspectos das culturas uruguaia e brasileira. Elementos de luz ajudam a contar uma linda história sobre um príncipe, uma princesa e a Senhora das Águas do Mar. “O mar é misterioso por si só. Por esta característica do mar, escolhemos trabalhá-lo como ambiente onde as histórias acontecem”, conta Camelo.

Esta é a estreia da Cia. Quatro Manos na Mostra, e é também a primeira vez de Florencia no Cariri. Ela está encantada com o intercâmbio cultural proporcionado pelo Sesc, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE. “Ao chegar, encontrei uma argentina participante de outro grupo e ficamos conversando em espanhol. Foi interessante ouvir aquelas várias línguas, aquelas várias vozes, tudo ao mesmo tempo dentro da van”, disse a atriz.

XVII MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS - CONTOS DO MAR

O espetáculo passa ainda por Nova Olinda, no teatro Violeta Arraes, às 10h. Se o sertão não virou mar, pelo menos um pouco dele e de suas histórias estiveram no semiárido cearense, embalando o pensamento dos pequenos.

A 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas segue até o dia 22 de novembro. A programação inclui, além de artes cênicas, espetáculos musicais, de cultura popular, exibição de filmes, exposições, seminários e performances.

 

Aceito receber e-mails de notícias e eventos do Sesc.