Além de promover o intercâmbio cultural entre artistas do Ceará e de outros estados, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, realizada pelo Sesc*, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE, valoriza as manifestações tradicionais da região. Reisados, lapinhas, maneiros-pau e cocos estão entre as manifestações contempladas durante os cinco dias de programação. Neste ano, as apresentações acontecem de 18 a 22 de novembro, pelas cidades do Cariri cearense.
Os grupos de cultura popular, ao contrário do restante das atrações, não participam de seletiva: eles são convidados pela produção da Mostra a integrar o cronograma, de acordo com sua representatividade e sua atuação de preservação das manifestações. Essa articulação do Sesc com os grupos acontecem não só no período da Mostra, mas durante o ano inteiro em diversas programações das Unidades da instituição pela região.
Um dos grupos é a Lapinha Santa Clara, nascida em 25 de dezembro de 1912 pela vontade de Mestra Teodora. Incentivada por Padre Cícero, que deu a ela um presépio de lapinha, Teodora conduziu o grupo até sua morte, em 1955. Deste ano até 2009, Mestra Tatai, filha de Teodora, conduziu o grupo, tendo sido reconhecida em 2006 pelo Governo do Estado do Ceará como Mestra da Tradição. Atualmente, a Lapinha é comandada pela Mestra Vanda, após o falecimento de Dona Tatai.
Os bacamarteiros remetem a meados do XIX, principalmente durante o período da Guerra do Paraguai. Preservando esta tradição, os Bacamarteiros da Paz, de Juazeiro do Norte, surgiram em 2006. Tendo o Mestre Nena à frente, o grupo têm como característica o empunhar da antiga arma, cujos estampidos ecoam pela cidade em época de Mostra.
Força das mulheres na manutenção da tradição
Outra manifestação tradicional é o Reisado Decolores Dedé de Luna, do Crato. Criado em 1955 por Mestre José Francisco Luna, popularmente conhecido como Dedé de Luna, o grupo foi assumido por suas filhas em 1984, e atualmente, é constituído por 30 brincantes, em sua maioria mulheres. Além do reisado, o grupo, hoje liderado pela Mestra Mazé, mantém teatro de rua, coco, lapinha e reisado infantil.
Também do Crato e com mulheres como únicas integrantes é o Coco Amigas do Saber. Surgido em 2004, o grupo é comandado pela mestra Maria da Santa e composto por 16 brincantes. As músicas são em sua maioria, compostas pela Mestra e abordam temas variados, desde vivencias na comunidade até temas mais gerais.
Contatos
Felipe (Lapinha Santa Clara) – 88 98845.3251
Zé Nilton (Bacamarteiros da Paz) – 88 98862.5529
Reisado Decolores Dedé de Luna – (88) 99612.1298
Coco Amigas do Saber – (88) 99754.0846
SERVIÇO
18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 18 a 22 de novembro
Informações: (85) 3452.9066
*Entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.