O Sesc apoia a Campanha de Reflorestamento, idealizada pelo Projeto Aldeia da Luz. A campanha tem como objetivo conscientizar toda a população de que o mundo é um bem de todos que grita pelo nosso socorro.
Visando relembrar o discurso trazido por Padre Cícero, em 1920, que buscava o respeito ao ambiente e trazia táticas de convivência com a seca, foi criado pela escritora e professora de história, Sandra Alvino, o Cordel Ecológico, que acompanha nove sementes, entre elas, moringas, sabiás e mororós, além de sementes de frutas e flores.
A primeira tiragem do cordel foi de 6.000 exemplares que continuam sendo vendidos pelo preço simbólico de R$1,00. “O importante não é o lucro e sim a disseminação da ideia e das sementes”, pontua Sandra. Segunda a escritora, esse foi apenas o pontapé inicial. “Nós queremos que isso seja propagado pelo mundo, que vire uma grande campanha”.
O dinheiro será destinado para a construção de um banco de sementes nativas, tanto as que ainda existem na região, como as de espécies de plantas que foram extintas do País. Quem tiver semente pra doar pode entrar em contato com o Centro de Apoio aos romeiros, localizado na avenida Padre Cícero, bloco 12, pontos 333 e 334.
Por Ruth Andrade