No palco, uma mistura de sentimentos despertou a atenção do público, na manhã do último sábado 14, no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda. Ao participar pela primeira vez da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a Artesanal Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro, cativou crianças e adultos que assistiram ao espetáculo “O Gigante Egoísta”, e provocou algo a mais que gargalhadas.
Com texto escrito por Oscar Wilde, no século XIX, e adaptação da Cia, a montagem conta a história de um gigante isolado e sozinho que descobre o poder do bom relacionamento através da amizade. No enredo, temas como a infância, velhice e amizade são abordados com a ajuda de bonecos de manipulação e máscaras teatrais.
Para o diretor, Gustavo Bicalho, o espetáculo tem o objetivo de mostrar aos espectadores, crianças e adultos, que o tempo pode ser o nosso aliado, sendo possível nunca perder o contato com a nossa infância. “O importante é que a criança e o adulto conseguem extrair a essência do espetáculo, mesmo que de forma diferente”.
A história é contada com o auxílio de bonecos de manipulação e máscaras teatrais. Atenta a cada detalhe, a pequena Mariana Delmontes, de 7 anos, não escondeu a alegria em conferir o espetáculo. Acompanhada pela mãe, a agrônoma Sandra Delmontes, e a irmã Ana Clara, de 3 anos, ela revela que além de ter ficado encantada com os bonecos, para ela a melhor parte foi quando os personagens acabaram os conflitos.
A mãe, Sandra Delmontes, ressalta que momentos lúdicos assim são uma oportunidade ímpar. “Não perdemos a chance de vir assistir e as crianças adoraram. Elas têm que crescer tendo essas experiências. Na Mostra Cariri têm cinema, teatro, exposição, dança e sempre estamos conferindo. Não vamos perder nenhum dia”.
Por Lina Galvão