O estouro do bacamarte e o ribombar da zabumba avisam: começou a 17ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Um cortejo de grupos de tradição percorreu a rua São Pedro, em Juazeiro do Norte, da praça da Prefeitura até a Unidade Juazeiro do Norte do Sesc, no Centro, na tarde desta sexta-feira (13). Sob o olhar dos juazeirenses, os brincantes desfilaram cultura pela cidade.
Várias linguagens foram representadas no cortejo. Participaram grupos de reisado, bacamarteiros e até grupos circenses, promovendo a pluralidade característica da Mostra.
Mestre Mena, do grupo Bacamarteiros da Paz, demonstrou felicidade pela participação em mais uma Mostra Cariri é “a Mostra é um movimento importante, que valoriza a cultura da nossa região. É sempre bom [a cultura] estar viva, e que isso continue”, afirmou.
O cortejo não passou despercebido pela população. Boa parte registrava tudo em seus aparelhos celulares – registro moderno de um movimento tradicional que valoriza o lugar. “É lindo e interessante para a cidade, pois sempre há pessoas de fora, e isso é bom para Juazeiro do Norte. Me sinto bastante orgulhosa”, declarou a vendedora Andréa Mara.
A abertura oficial da 17ª Mostra Sesc Cariri de Culturas aconteceu no Crato, com show de Elba Ramalho na Praça da RFFSA. A programação irá até o dia 17 de novembro.
Por Filipe Dutra