O título de um espetáculo muitas vezes diz tudo, mas no caso do “Ô putaria” é exatamente o contrário. A peça, encenada pelos atores Rafael Barbosa e Edglê Lima, faz uma crítica sobre a forma como o teatro é feito.
Os atores narram a história de um homem que se interessa por um caçador de patos dentro de um ônibus, mas não se sabe ao certo se era mesmo um caçador. Na verdade, o nome da peça deveria ser “A história do desesperado caçador de patos”, só não foi porque, segundo Rafael, esse título não atrairia a atenção das pessoas.
O título “Ô putaria” é uma crítica aos gêneros teatrais, relacionado ao quanto esse tipo de tema consegue levar uma grande massa ao teatro. Por isso, os atores escolheram um nome popular que atraísse o público e justifica isso. “Assim como não se deve julgar um livro pela capa, não se deve julgar uma peça pelo título, até porque o título é a coisa mais medíocre de uma obra”, explicou Rafael Barbosa.
A proposta do espetáculo é gerar no público questionamentos sobre a arte teatral. Essa é uma forma de fisgar o pensamento da plateia a ponto dela se perguntar qual o verdadeiro rumo do teatro. Contudo, a peça não deixa de ser uma comédia, mas em si procura deixar questionamentos bem profundos em cada um.
Por Alana Gabriela