A manhã deste domingo, 9, foi diferente para a criançada em Juazeiro do Norte. O ator cearense Edivaldo Batista encantou e arrancou muitas gargalhadas dos presentes com o espetáculo “O pequeno Ogum”, durante a programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Com um cenário cheio de elementos coloridos e efeitos sonoros com instrumentos musicais tocados ao vivo por Juliana Rosa, a montagem contava a história de um jovem cheio de coragem que queria ser o maior guerreiro que já existiu.
Para isso, ele saiu viajando pelo mundo, enfrentou o vento, o fogo e até a morte. Na sua jornada, encontrou o amor numa flor, que queria que ele ficasse com ela. Mas Ogum não esquecia do seu objetivo, queria muito ser o maior guerreiro que já existiu e enfrentou também a saudade desse amor, que se misturou com a saudade que ele tinha de casa e da avó.
O artista começou a pesquisar para desenvolver a montagem em 2013 e está realizando apresentações desde abril deste ano. “O espetáculo surgiu a partir de uma pesquisa minha sobre o princípio dos guerreiros, orixá dentro da literatura, dos mitos e das lendas”, explicou Edivaldo.
Quem perdeu a apresentação ainda pode conferir na terça-feira, 11, em Brejo Santo, às 10h, no Cine Teatro, e na quarta-feira, 12, no Crato, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi.
Por Giselle Norões